quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O carnaval e a vida...


Minha gente, carnaval vai comer solto em Salvador a partir de quarta-feira... E eu aqui vendo a banda passar pela janela do meu computador... Eu até que iria ver uns e outros só pra ter essa sensação boa de dançar solta só de shortinho jeans, tênis e camiseta... Aliás, quem já foi ao carnaval de Salvador sabe: o tênis do carnaval vira cinza na quarta-feira de cinzas... Vai pro lixo... Eu tinha um Le Coq Sportif lindinho que usei num desses carnavais da vida, não tinha outro e não quis sair pra comprar... Faleceu...
Nunca conheci ninguém em Salvador que tivesse uma relação simples e límpida com o carnaval. Ama-se e detesta-se carnaval várias vezes na vida quando se vive em Salvador. Primeiro: porque o carnaval em Salvador é toda uma cultura e nem é parelela, é imbricada em cada curva da cidade e dos corpos que nela vivem. Segundo: porque o apelo do corpo, da liberdade, mesmo que ilusória, acaba sempre por convercer os mais recalcitrantes que vão pelo menos uma vez na vida ver a banda do Olodum passar, e ainda podem dizer que é "cultura", e não das menores, cultura "afro". Quem nunca foi na rua ou, se a rua fosse demais, num camarote, assim "só pra ver"? Quem nunca dançou o "requebra" ou o "segura o tcham" "só pra rir"? Quem nunca aproveitou o carnaval pra beber, fumar, cheirar e se dar a experiências e contatos imediatos do terceiro grau? Terceiro: todo mundo já foi atrapalhado um dia na vida pelas festas infindas em Salvador. Yemanjá, Bonfim, carnaval, ensaios, lavagem daqui e dali, dia de santo, que, na verdade, são vários nomes da mesma coisa. Quem nunca ficou preso num congestionamento em Amaralina por causa dos desvios da festa de Yemanjá? Quem nunca precisou entrar em Ondina no carnaval sem a conta de luz e foi barrado? Quem nunca teve um compromisso na escola, faculdade, trabalho, num desses dias e teve que passar horas resolvendo o quebra-cabeça só pra poder chegar? Chegar eu digo, porque o atraso é obvio. Quem nunca teve um (a) namorado (a) daquele tipo que termina antes pra voltar depois do carnaval? Ou aquele tipo que some simplesmente de quarta a quarta? Ou aquele que tem o bloco como um compromisso religioso e, faça chuva ou faça sol, doente, morrendo, sob ameaça, ele (ela) vai pular? E quem nunca foi esse tipo de namorado (a)? Então, quem, que tenha vivido em Salvador, pode dizer que escapou do carnaval?
Criança, morava nos Barris e ia com meus pais na praça da Piedade ver passar o Jacu! E o pessoal do Traz os Montes se vestia de macacão de brim! Comia picolé de limão da Kibon e me interessava mais pelos camaleões nas árvores do que pela travesti que dançava no Jacu. Aliás, quem era mesmo aquela?? Era Valéria?? Afro, afoché, apache, travesti, e chiclete (que já existia), dava tudo no mesmo, era tudo batuque, barulhada ensurdecedora quando o trio elétrico passava perto e fazia o coração saltar. As fantasias, as mortalhas, as máscaras faziam do carnaval algo de que gostava e tinha medo. A loucura fascina.
Cresci, não gostava de bloco, também meus pais nunca me dariam dinheiro pra sair em bloco! Logo eu, que morava logo ali! Ia de pipoca com minha prima Tiu-Tiu. Naquela época, de pipoca dava. De dia, Campo Grande, de noite Barra. E quando dava fome, sempre tinha um vendedor de melancia no pedaço!! Melancia mesmo!!! Como pode, não é??? Pois é, a sensação de comer uma melancia tranquilamente sentada no farol da Barra, com a brisa do mar e o carnaval fervendo logo ali na frente era mesmo algo de surreal... Deve ser por isso que era tão delicioso!





Já me aventurei na Praça Castro Alves... Pra nunca mais... Aquele lugar é incontrolável, e naquele dia entendi que minha vida valia mais do que certos prazeres fugazes. Mas Carlos Gomes era possivel, lá no Clube de Engenharia com meus irmãos, minhas ex e atuais cunhadas.
Minha bermuda preta e branca que detestava, porque parecia de palhaço, era o uniforme perfeito pro baile do Baiano de Tênis, o "Preto e Branco" justamente. Arrumei uma função louvável pra quem só tinha mesmo o destino de pano de chão. E o Português também não ficava pra trás. Íamos, Tiu-Tiu e eu, e aprontávamos todas! Era muito bom! Os bailes eram muitos e eram divertidos. E, francamente, pra um bando de jovens afoitas, que a música fosse afro, dance, hip-hop, qual diferença faria? O importante mesmo era saber se eles iriam também! Pra isso, nada melhor do que aqueles clubes. Hoje em dia não existem mais, nem os bailes, nem os clubes.
E então veio a fase rock, comunista, revolucionária, militante de grupo ecológico. E o carnaval não estava mais com nada, o negócio era Titãs na Concha, mesmo sozinha, gritando cabeça dinossauro. Geração Titãs, como dizia meu irmão, pra encher o saco, claro, mas ele não entendia que soava como reconhecimento. Cantava e, convidada por um amigo para ser seu par num trio, disse não. Jovem tem convicções e eu era roqueira! Talvez essa seja a unica decisão na minha vida em que voltaria atrás se pudesse... Não seria provavelmente uma Mercury, mas teria me divertido certamente e hoje sei que se divertir na vida é coisa séria.
Depois as terras sem carnaval foram meu porto. De vez em quando, quando a vontade de me conectar com Salvador é mais forte do que o que a praia de Vilas pode me oferecer, vou ver o carnaval na rua. Vou ver o Olodum, dizendo a mesma coisa que os "cultos", vou num camarote em Ondina, mas a vontade de botar o pé no asfalto sempre toma a rédea e sempre acabo "descendo", pra dansar assim, de tênis no chão, solta. Eu que nunca fui de bloco, saí em um, fui no Crocodilo pra ver Daniela e levei um bocado de gente comigo. É meio punk, confesso. Ver aquele povo do lado de fora com olho de lobo mau, seguranças com gestos de lobo mau em cima do povo, e você ali, de abadá personalizado pela costureira da sua rua, achando que está protegido do mundo lá fora... Bloco é o condominio fechado do carnaval...
E o carnaval ficou como símbolo, assim como as praias e as andanças que fazia entre Vilas e Jauá (sim, sim, eu andava de Villas até Jauá, ou até onde conseguissem as pernas e o estômago, mas essa é outra história)... Da fase rock me sobrou uma certa aversão pelo axé. Mas ainda assim, de vez em quando, ouço e danço, porque é uma forma de amar Salvador. Sim, Salvador é um monte de coisas, de outras coisas além do carnaval. Mas o carnaval está mesmo no sangue daquele lugar, nas veiais, no ar, na paisagem, dentro das cabeças, nos pés, nas cadeiras, nas vidas. Na minha.
Acho que o prazo de validade do meu último carnaval está acabando. Humm, acho que da próxima vez vou de Ivete...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter lido!